Tudo sobre o Enem: O guia definitivo do exame e porque você precisa fazê-lo (2019)

Tudo sobre o Enem: O guia definitivo do exame e porque você precisa fazê-lo (2019)

23 jun 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é uma prova que demanda grande mobilização nacional para que a sua aplicação ocorra com sucesso. Isso porque como anualmente há milhares de vestibulandos inscritos de todos os estados brasileiros, a logística por trás da organização precisa ser impecável.

E falando de organização, já que o Enem 2019 está chegando, é fundamental que o estudante saiba previamente como que funciona a prova, quais as possibilidades de ingressar em uma universidade, suas datas importantes e o principal: qual a melhor maneira de estudar para mandar bem no Enem.

Sendo assim, confira abaixo o guia definitivo do Enem e veja a importância de realizá-lo!

O que é Enem e como ele surgiu?

Inicialmente o Enem surgiu como uma prova usada de ferramenta do governo federal para avaliar a qualidade do ensino médio que era praticada no Brasil. Aplicado em sua primeira versão com apenas 63 questões mais uma proposta de redação dissertativa, a prova cresceu muito durante os anos e atualmente ela já pode ser interpretada com um outro intuito.

Dessa forma, o Enem hoje é apresentado como um vestibular nacional para os estudantes brasileiros. Mas, você deve estar se perguntando agora: como ele é um vestibular sendo que seu nome é “exame nacional do ensino médio”?

A prova realmente ajudou o MEC por muitos anos a avaliar o ensino médio brasileiro, entretanto, o governo viu nela uma ótima possibilidade de unificar os vestibulares de todo o país. Por isso, ao longo dos anos o Enem foi gradativamente sofrendo modificações, ganhando assim um perfil mais de vestibular do que uma mera avaliação de desempenho.

Porque devo fazer esse exame?

Como explicamos acima, hoje o Enem funciona como um vestibular unificado, possibilitando o ingresso tanto em universidades públicas (sejam elas federais, sejam elas estaduais), quanto em instituições particulares (por meio do ProUni e FIES).

Logo, se você sonha em conquistar uma vaga no ensino superior, é fundamental que faça o Enem para aumentar as suas chances de entrar para uma universidade.

Como a prova é elaborada?

Agora que já sabemos como surgiu o Enem e os motivos dele ser tão importante para a vida de um estudante, é interessante entendermos melhor como que de fato é a prova, descrevendo deste modo quais são as suas principais características.

Número de questões e distribuição das disciplinas

Atualmente o exame conta com 180 questões objetivas (popularmente conhecidas por “prova fechada”) divididas em 4 grandes áreas, mais uma proposta de redação dissertativa.

Essas áreas são denominadas de:

Ciências Humanas e suas Tecnologias – 45 questões;

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 45 questões;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 45 questões;

Matemática e suas Tecnologias – 45 questões.

Cada área equivale a 1000 pontos, como a redação também distribui 1000 pontos, são ao todo 5000 pontos que o Enem possibilita em sua avaliação. Dessa forma, para o estudante descobrir qual foi a sua nota final na prova (chamada de nota média), basta fazer a média aritmética de todos as notas obtidas, incluindo a redação.

Exemplificando, se você tirou 670 em ciências humanas, 750 em linguagens, 785 em ciências da natureza, 800 em matemática e por fim 900 na redação, sua nota final é dada por:

[(670 + 750 + 785 + 800 + 900) ÷ 5] = 781.

Tempo de prova e dinâmica de aplicação

O exame é aplicado em dois domingos consecutivos e com diferentes tempos máximos de prova. A distribuição do tempo para cada dia é a seguinte:

5 horas e 30 minutos no primeiro dia de prova – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;

4 horas e 30 minutos no segundo domingo de prova – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Quais as matérias que mais caem no Enem?

A prova ano após ano segue um mesmo perfil de cobrança, por isso, é possível apontar algumas matérias que geralmente aparecem entre os conteúdos cobrados.

Ciências Humanas

Civilizações antigas;

Brasil república;

Brasil colônia;

Conflitos mundiais;

Geopolítica;

Relações sociais e econômicas;

Linguagens

Interpretação de textos, poemas e poesias;

Estilos de linguagem;

Fases literárias;

Variações linguísticas.

Ciências da Natureza

Circuitos elétricos;

Leis de newton;

Cinemática;

Termodinâmica;

Estrutura celular;

Ecologia;

Estequiometria;

Química orgânica;

Reação química de combustão;

Tabela periódica.

Matemática

Funções de 1°, 2° e 3° graus;

Trigonometria;

Cálculos simples envolvendo juros e porcentagem;

Interpretação de dados em diferentes gráficos;

Geometria plana e sólida.

Redação

Proposta de discussão de algum tema atual na sociedade brasileira.

Quais as universidades que usam o Enem como processo seletivo?

Antigamente eram as próprias universidades que organizavam os seus respectivos processos seletivos para o ingresso ao ensino superior. Em outras palavras, cada uma tinha a sua prova e outros métodos diferentes de seleção (envolvendo variados níveis de cobrança, etapas de seleção, locais de prova geralmente apenas no estado etc.)

Exemplificando, há 10 anos um estudante que morava no estado do Pará se quisesse ser aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG precisaria obrigatoriamente se deslocar para Minas Gerais para realizar as provas (eram duas etapas espaçadas em 30 dias e provavelmente o estudante viajaria 2 vezes no mês).

Porém, como atualmente o Enem substituiu grande parte dos vestibulares tradicionais das universidades públicas, ele dá acesso a praticamente toda instituição de ensino superior federal e estadual do país. Sendo assim, não importa em qual cidade o aluno realiza o Enem, o seu ingresso nas principais universidades do país é viabilizado pelo Sistema de Seleção Unificada – SISU.

Como ingressar em uma universidade por meio do Enem?

Após divulgar na internet o resultado final de cada vestibulando no Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP disponibiliza uma plataforma online para que os estudantes se candidatem a uma vaga na universidade pública de sua preferência.

Além disso, caso preferir, há também a possibilidade de escolher se candidatar a uma bolsa em uma universidade particular. Portanto, o Enem pode ser a porta de entrada tanto para uma instituição pública (por meio do SISU), quanto para uma faculdade privada (por meio dos programas FIES e ProUni).

SISU

O SISU é uma ferramenta do MEC que unifica os processos seletivos das principais universidades públicas do Brasil. Elaborado em 2009 e caracterizado essencialmente por ser uma plataforma online, o SISU faz o ranqueamento das notas dos estudantes (obtidas no Enem) a partir da seleção de cada vaga desejada.

Vale lembrar que só tem direito a participar do SISU o estudante que realizou o Enem, o que evidencia ainda mais a importância de fazer a prova com seriedade.

Nota de corte

Mesmo muito comum no linguajar dos vestibulandos, vários estudantes ainda não sabem ou confundem o significado da expressão “nota de corte”. Para entender com clareza, acompanhe o seguinte exemplo:

João teve como média final no Enem 675 pontos (incluindo a redação, que como vimos também entra no cálculo) e quer cursar Psicologia na UFPA. Supondo que a nota de corte para esse curso seja de 680 pontos, João não conseguirá ser aprovado, visto que o último estudante a preencher as vagas desse curso teve como nota 680, ficando na frente de João.

FIES

O FIES é um Programa de Financiamento Estudantil que possibilita ao aluno ingressar em uma faculdade privada sem ter que pagar de imediato as mensalidades. Isso porque quem inicialmente financiará o curso será o governo federal, cabendo ao estudante pagar essa dívida aos cofres públicos (com juros bem abaixo dos que são praticados por bancos) após concluir a sua graduação.

Está habilitado a solicitar o FIES os estudantes que comprovarem baixa renda per capita familiar (de até três salários mínimos por pessoa da família), tiraram média mínima no Enem de 450 pontos e não zeraram a redação.

ProUni

Já o Programa Universidade para Todos – ProUni oferta bolsas de estudo parciais e integrais para os estudantes que desejam ingressar em uma instituição privada. Por distribuir várias bolsas integrais (sem a necessidade do estudante precisar ressarcir o governo posterior a sua formatura), vale destacar que esse programa é muito mais concorrido que o FIES.

Para candidatar a uma bolsa no ProUni além de ter de alcançar média final no Enem acima de 450 pontos, o estudante não pode zerar a redação e ainda deve se enquadrar em apenas uma das seguintes condições:

Ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas, ou como bolsista integral em escolas particulares;

Ter completado uma parte do ensino médio em escolas públicas e a outra parcela na rede privada, desde que na condição de bolsista integral;

Ser pessoa com deficiência;

Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Intercâmbio em Portugal

Poucos estudantes sabem que ao fazer o Enem também há chances de concorrer a uma vaga em universidades portuguesas, basta alcançar uma boa média final e se candidatar online ao processo seletivo dos institutos portugueses de ensino superior que realizam essa parceria com o governo federal.

Como o Inep calcula a nota do estudante na prova?

Cada área da prova do Enem é avaliada de 0 a 1000 pontos, sendo eles ordenados de acordo com o desempenho do vestibulando nas respectivas 45 questões objetivas. A questão é que um candidato que tenha acertado 40 perguntas em matemática, não necessariamente conseguirá uma nota maior em relação a um outro candidato que tenha acertado apenas 35 questões, também em matemática.

Isso porque o INEP considera um critério chamado de Teoria da Resposta ao Item – TRI. Essa ferramenta de avaliação não leva em conta somente o número de questões corretas, ela também atribui pesos para cada pergunta. Em outras palavras, cada questão no Enem tem o seu respectivo peso, sendo a nota final do estudante dada a partir da avaliação do TRI.

Outro ponto importante sobre a nota do Enem é que a única prova que possibilita o vestibulando tirar nota 1000 é a redação. É por esse motivo que muitos candidatos focam na redação e praticam semanalmente o exercício de dissertar sobre algum tema, com o objetivo assim de tentar tirar 1000 pontos.

Datas Enem 2019

As principais datas do Enem 2019 já foram definidas e divulgadas pelo MEC em seu site. A inscrição para a prova encerrou no dia 17 de maio e as suas aplicações serão nos dias 03 e 10 de novembro.

O SISU 2020 também já tem datas importantes definidas, veja abaixo como fica a programação para as inscrições, resultados e matrículas:

22 a 27 de janeiro período de inscrição;

Notas de corte divulgadas nos dias 23,24,25,26 e 27 de janeiro a partir de 0h horário de Brasília;

28 de janeiro resultado da chamada regular;

29 de janeiro a 05 de fevereiro prazo para participar da lista de espera;

30 de janeiro a 04 de fevereiro prazo para matrícula da chamada regular;

07 de fevereiro começa a convocação dos candidatos excedentes.

Deste modo, após conhecer mais sobre esse importante exame, bem como conferir toda a programação para o Enem 2019, cabe ao aluno planejar bem sua rotina de estudos para fazer uma boa prova.

Vale lembrar que ainda dá tempo para estudar caso você não tenha se programado adequadamente, basta ter disciplina e procurar por bons cursos preparatórios.

Está procurando curso preparatório para o Enem? Visite nossa página de pré-matrícula e prepare-se para arrebentar no Enem.

 

Veja Também